#1 Pare De Se Limitar
Primeiramente, observe com que freqüência você diz frases do tipo:
“Não posso”, “Não dá”, Não consigo”, “Impossível!”, “Assim já é querer demais”, “Estava muito bom para ser verdade”
Peço licença para te falar uma coisa:
Você não é assim! Alguma coisa aconteceu que te fez pensar assim.
Sabe porque?
Quando somos crianças, ou adolescentes, temos certezas muito positivas, tais como: Sabemos mais que os outros; podemos fazer coisas (do arco-da-velha) que a maioria não pode, etc. Ai um belo dia, a gente cresce e tem, de fato, liberdade para fazer o que quiser; mas sabe o que acontece? Nós mesmos nos colocamos limites.
Ninguém colocou esses limites em nós.
Fui eu que disse a mim mesma que eu não iria conseguir. Porque apesar da opinião alheia, nós sempre optamos por fazer o que queremos fazer. (Pode reparar)
Então, quando você sentir que você está recuando, ou se sentindo insegura, não se bloqueie: Agradeça e volte ao foco! – Pois é sinal de que a mudança está acontecendo.
#2 Nao Fale Mal de Ninguém
Simplesmente porque é uma perda de tempo danada.
Além disso, aparências enganam; coisas e pessoas mudam o tempo todo. E mais ainda, nós nunca temos a versão completa da história de ninguém. “Desacostume” sua mente à negatividade. A moeda tem dois lados. “O trem que chega é o mesmo trem da partida”.Podemos aprender muito com o erro e/ou acerto dos outros.
#3 Não Se Preocupe Com o Que Vão Dizer
Se Jesus não agradou a todos – quem sou eu para agradar?
(esta é velha, mas sempre certeira).
Se você tem um plano e tem determinação para segui-lo, é preciso também estar atento para o fato de que vamos encontrar de tudo pelo caminho. Além de muito cansativo, viver baseando-se nas expectativas dos outros te levará à frustrações que podem atrasar (e muito) o seu sucesso.
Se fosse se preocupar com o que a maioria das pessoas, normalmente pensa a respeito de “ser velho demais para…”, Roberto Marinho – nascido em 1904 – não teria iniciado as operações da Rede Globo em 1965, já aos 60 anos de idade.
E se eu for me preocupar com o que os outros pensam, eu rasgo todas as fotos minhas tiradas nos anos 80. Então, não leve certos comentários tão a serio; acredite: as pessoas falam hoje e esquecem amanha.
Assim como já esqueceram qual é o nome da última novela; essa que passou antes da que está passando agora.
#4 Reviver Passados
Esta faca tem dois gumes; pois, ou você pode estar revivendo frutos passados (famoso museu); ou, você pode estar se torturando por coisas que você não pode mudar. Ambos posicionamentos perigosos. O cantor fez sucesso, mas se não andar pra frente, vai ser cantor de uma musica só. Ou, talvez tenhamos tido experiências ruins em tentativas anteriores e isso nos impede de continuar caminhando. Mas um erro ou uma vitória, isoladamente, não podem definir quem somos. Neste caso, devemos entender qual foi a lição aprendida naquela ocasião.
Minha música fez sucesso:
Aprendi a ter determinação e acreditar que conseguiria chamar atenção dos produtores que frequentam o bar X. (lição subjetiva)
Aumentei meu lucro de vendas em 8% este mês:
Aprendi a combinar divulgação estratégica em rede social com cupons de desconto. (lição prática)
Não bati a meta de vendas por telefone de Fevereiro:
Aprendi que ao detectar que o script da minha equipe não facilitava o fechamento das vendas, eu deveria tê-lo mudado imediatamente, ao invés de esperar até o fim do período. (lição prática)
Aumentei volume de vendas em 12% em Janeiro:
Aprendi a utilizar melhor o espaço do restaurante, re-definindo o layout das mesas e tornando a decoração mais calma e agradável, fazendo que os clientes permaneçam mais tempo e consumam mais. (lição prática)
Normalmente, agimos da mesma maneira, no macro-espaço e também no micro. Por isso, certas mudanças em nossa vida, possibilitam melhoras em outras áreas. E, às vezes, a fonte do problema está vindo de algum lugar que não vemos – como a ponta de um iceberg escondendo algo maior.
Por isso, faz-se tão importante focar em nossas atitudes diante dos problemas.
E não somente no problema.
Excelente semana à todas!